segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cuidados com o pelo dos animais de estimação


Cuidados com o pelo dos animais de estimação

Cuidar bem do pelo dos pets é fator determinante para quem se preocupa com a saúde do animal.
27/07/2012 21:05:09 - Atualizado em 27/07/2012 11:15:07
Denise Possebon /Profª orientadora Marli Vitali (SC0903JP)
Os cuidados com a pelagem dos pets não se restringe à estética, mas também à saúde de cães e gatos. Para que a pelagem dos animais fique bonita e saudável, é preciso cuidados específicos. Além do banho, é necessário que outros fatores sejam levados em consideração, como a escovação, o uso de produtos adequados e uma boa alimentação.
Conforme o tosador de animais William de Paula, a temperatura da água para o banho deve ser ambiente para não provocar vermelhidão nos animais. Geralmente o banho é feito semanalmente, mas isso muda de acordo com a raça do animal e a exigência de seu dono. Para um banho de qualidade é necessário a utilização de xampu anti-pulgas, remédios contra carrapatos, um bom condicionador e produtos para hidratar e desenrolar os pelos.
“É indispensável um bom desembaraçante para facilitar a escovação e não danificar ainda mais o pelo. As marcas variam de acordo com os pets”, informa. Já sobre a escovação do pelo, ele diz ser preciso escovar sempre a favor da pelagem e que esse processo deve ter continuidade em casa, pois os pelos embaraçam facilmente. “Os animais de pelos enrolados geralmente precisam ficam bem tosados. Isso deve ocorrer pelo menos a cada três meses”, ressalta o profissional.
O tosador alerta que não escovar o pelo dos pets em casa, dar comida caseira e sempre é preciso manter o local onde o animal dorme em condições limpas. Esses são alguns dos maiores erros cometidos pelos donos quando se trata da saúde e beleza do pelo do animal.
Geralmente, as doenças apresentadas na pele do pet e suas condições patológicas acabam refletindo no pelo também. Segundo o veterinário Cristiano Machado Rosa, a falta de cuidado com o pelo e na pele podem causar doenças micóticas, bacterianas, parasitárias e alérgicas. "Quando o animal está doente, sua pelagem fica quebradiça, seca e arrepiada, sendo possível identificar a saúde dos pets apenas pelo seu pelo", pondera.
O especialista também alerta para as alergias que são causadas pelos próprios produtos utilizados para fazer a limpeza da pelagem. Quando o animal é alérgico a algum princípio ativo de xampus, cremes ou outros produtos, podem surgir urticárias, pruridos e até mesmo ulcerações na pele do animal. “Se houver reações alérgicas é preciso lavar em água abundante por 15 minutos e aplicar um corticóide ou anti-histamínico indicado para a espécie”, informa Rosa.
Os cuidados com os animais de estimação podem ser feitos em casa. Márcia Jacoby diz que no verão ela mesma prefere dar banho em sua cadela. Utilizando uma torneira ou um tanque, o animal se sente melhor do que numa pet shop e seca mais facilmente devido ao calor. Mas, para cuidar de forma adequada da pelagem do seu pet, Márcia afirma contar com remédios compostos de biotina e ômega 3 e 6, intercalados a cada dois meses.
No inverno a cachorra vai uma vez por semana ao pet shop tomar banho, pois como vive dentro de casa precisa estar sempre limpa e bem cuidada. “Tenho sempre uma preocupação com pulgas e carrapatos, então, lá eles me ajudam nesse controle”, afirma a dona. Devido aos cuidados, a cadela não apresenta nenhum tipo de doença ou alergia. Quando o pelo da cachorra fica danificado, Márcia prefere procurar um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário